Encontre aqui...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Mais uma negativa


Hoje fui fazer mais uma entrevista em uma escola de educação infantil, e a ética falou mais alto.
Estou realmente cansada da procura por oportunidade no mercado educacional, mas nem por isso podemos perder a noção de responsabilidade. A proposta hoje era de uma turma de Jardim B, a escola muito simpática a diretora muito sincera e agradável, tenho deixado curriculo em varias instituições mas confesso que ultimamente desde que na minha área não estou sendo muito exigente quanto as atribuições dos cargos e salários oferecidos mas hoje quando a diretora falou do comprometimento em assumir uma turma e no processo receber outra proposta tendo que deixar a escola e os alunos na mão me fez repensar em algumas questões. - Se estou a procura de algo na minha formação , que é de orientadora por que procurar e pior aceitar outras atribuições? Apenas por necessidade financeira? Mas e a ética com meus alunos que terão de adaptar-se novamente a outra professora a própria instituição que terá de refazer outra seleção e explicar-se aos pais novamente.
Antes de mais nada precisamos pensar no objetivo do nosso trabalho e para isso é preciso comprometimento não posso brincar de professora enquanto não aparece o que eu almejo...Se bem que me adapto bem neste cargo...
No final fui sincera e realmente disse que preferia abrir mão da concorrência a vaga naquele momento e que se em outra oportunidade estivessem selecionando pedagoga ou orientadora eu poderia ser muito útil a escola.Mas é claro que também escutei que não poderiam pagar pela minha formação ( só no Brasil que quanto mais formação temos menos emprego conseguimos).
Saí de la me sentindo muito bem e convencida de que tenho mesmo que buscar meu real objetivo. Trabalhar com Assessoria Pedagógica auxiliando a administração das escolas com os projetos desenvolvidos planejamentos da equipe, trabalho junto aos profissionais e permeando o caminho na busca de um trabalho coerente a proposta pedagógica escolhida pela instituição.


Bom agora partimos para outras alternativas.

Um comentário:

  1. Adorei a foto de "Pedagoga Séria".

    O Fato hoje é que tu precisas escolher, entre, desenvolver uma carreira laboral de sucesso e satisfação, ou de trabalhar para pagar as contas, até que a situação te permita, de certa forma, um pouco mais de sossego, psicológico e financeiro, para traçar as linhas desse sucesso.

    É uma triste realidade que, no Brasil, as empresas em geral, e a educação não está livre disso, procurem ter os melhores profissionais pelo menor preço. Em outros ambientes, isso até parece "aceitável" o problema com a educação é que os profissionais capacitados, que nem o teu caso, não são os mais baratos, e por tanto, a iniciativa privada, regada pela política de redução de custos, prefere contratar estagiários/as sem noção nenhuma, mas, dentro desse próprio circulo vicioso, as mesmas pessoas que fazem essas contratações, reclamam da falta de qualidade de ensino para seus próprios filhos.

    Isto vem de longa data, e, aparente, vai durar mais ainda.

    ;)
    Bjo

    ResponderExcluir